EVOCAÇÃO DOS AUSENTES : ARTISTAS NEGRAS, NEGRES E NEGROS NAS ARTES VISUAIS NO BRASIL

Autores

  • Cristiane Pereira Borges UNIGRANRIO-AFYA
  • Tamara de Souza Campos

Palavras-chave:

Arte brasileira, Apagamentos, Artistas Negras/es/os

Resumo

A História da Arte Ocidental é marcada pelo apagamento das mulheres enquanto artistas, ao passo que, enquanto tema, as mulheres são bastante conhecidas, pois tornaram-se objetos miméticos para a produção de artistas homens, tidos como “grandes gênios da pintura”. Ao longo dos séculos, em especial em fins do século XX, com Maria Auxiliadora e, na atualidade, com Rosana Paulino, por exemplo, vemos surgir produções artísticas de mulheres negras que contam com reconhecimento nacional e internacional dentro do sistema de arte. Neste artigo, problematizaremos as ausências históricas da produção de artistas/es negras/es/os na história da arte brasileira, destacando sua resistência frente ao epistemicídio perpetrado à população negra até atualidade.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. (Des)memórias: por uma revisão feminista da História da Arte no Brasil. Revista do Programa de Pós-Graduação UFPE/ UFPB, n. 8, 2020.

BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

CARNEIRO, Sueli (2005). A construção do outro como não ser como fundamento do ser. Tese (doutorado) em Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005

__________. Dispositivo de racialidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2023

CONDURU, Roberto. Arte Afro-brasileira. Belo Horizonte: C/Arte, 2007.

DOS BRASIS: Arte e pensamento negro/Serviço Social do Comércio; Curadores: Igor Simões; Lorraine Mendes; Marcelo Campos. São Paulo: Sesc São Paulo, 2023.

FANON, Franz. Pela negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

FONSECA, Marcus Vinícius. SILVA, Carolina Mostaro Neves da. FERNANDES, Alexsandra Borges. Relações étnico-raciais e educação no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011.

GOMES, Flávio dos Santos. Enciclopédia Negra. Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências sociais Hoje, ANPOCS, v. 2, n. 1, p. 223-244, 1984.

___________, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, s. v., n. 92/93, p. 69- 82, 1988.

___________, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Rio de Janeiro: Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2020.

GROSFOGUEL, Ramón. Revista Sociedade e Estado – Volume 31 Número 1. Janeiro/Abril 2016.

HABIB, Ian Guimarães. Corpos Transformacionais: a transformação corporal nas artes da cena. São Paulo: Ed. Hucitec, 2021.

ROSANA Paulino. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa216153/rosana-paulino. Acesso em: 23 de abril de 2024. Verbete da Enciclopédia.

ISBN: 978-85-7979-060-7

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação – Episódios de racismo cotidiano.1. ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

LAFONT, Anne. A arte dos mundos negros: história, teoria e crítica. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2023.

LOPONTE, Luciana Grupelli. Sexualidades, artes visuais e poder: pedagogias visuais do feminino, julho 2002. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ref/v10n2/14958.pdf Acesso em: 06/06/2022

LUGONES, María. “Heterosexualism and the Colonial/Modern Gender System”. Hypatia, 22(1):186 209, 2007.

_________, María. Rumo a um feminismo descolonial. Revista Estudos Feministas, 935-952. 2014.

MOMBAÇA, Jota. Não Vão Nos Matar: Cartas às que vivem e vibram apesar do Brasil. Cobogó, 2021.

MATTOS, Nelma Cristina Silva Barbosa. Arte afro-brasileira: identidade e artes visuais contemporâneas. São Paulo: Paco Editorial, 2020.

________, Nelma Cristina Barbosa de. Arte afro-brasileira: contraponto da produção Visual no Brasil. Revista da ABPN. v. 11, n. 27 nov 2018 – fev 2019, p.165-183.

MUNANGA, Kabengele. Arte afro-brasileira: o que é afinal? Paralaxe, v. 6, n. 1, p. 5-23, 2019.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectiva, 2016.

_________, Abdias. O Quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista. 3.ed. rev. São Paulo: Editora Perspectiva; Rio de Janeiro: Ipeafro, 2019.

NOCHLIN, Linda. How feminism in the arts can implement cultural change. Texto originalmente publicado em KAMARCK, Edward (ed.). Arts in society: women and the arts, v. 11, n. 1. p. 80-89, 1974. Traduzido do inglês por Denise Bottmann, a partir da mesma fonte. In: PEDROSA, Adriano, CARNEIRO, Amanda; MESQUITA, André; (org.). Histórias das mulheres, histórias feministas. Vol. 2. Antologia. São Paulo: Masp, 2019.

NOCHLIN, Linda. Por que não houve grandes artistas mulheres? ArtNews, 1971.

NOCHLIN, Linda. Why have there been no great women artists? In: ______. Women, art and power and other essays. Boulder, Colorado: Westview Press, 1988. p.147-158.

OYĚWÙMÍ, Oyérónke. A Invenção das Mulheres: Construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero. 1.ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

PAIVA, Alessandra Simões. A virada decolonial na arte brasileira. São Paulo: Mireveja, 2022.

REMENCHE, Maria de Lourdes Rossi; SIPPEL, Juliano. A ESCREVIVÊNCIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO COMO RECONSTRUÇÃO DO TECIDO DA MEMÓRIA BRASILEIRA. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 20, p. 2, 2019.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala?. Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017.

SIMÕES, Igor Moraes. Todo cubo branco tem um quê de Casa Grande: racialização, montagem e histórias da arte brasileira. Revista PHILIA Filosofia, Literatura & Arte, Porto Alegre, volume 3, número 1, p. 314 - 329, maio de 2021.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Bordado e transgressão: questões de gênero na arte de Rosana Paulino e Rosana Palazyan. Revista Proa, v. 2, p. 1-19, 2010 Tradução.

TVARDOVSKAS, Luana Saturnino. Dramatização dos corpos: Arte contemporânea e crítica feminista no Brasil e na Argentina. São Paulo: Intermeios, 2015.

Downloads

Publicado

2025-02-25

Como Citar

Pereira Borges, C., & de Souza Campos, T. (2025). EVOCAÇÃO DOS AUSENTES : ARTISTAS NEGRAS, NEGRES E NEGROS NAS ARTES VISUAIS NO BRASIL. Revista Magistro, 2(30), 21–40. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/9064

Edição

Seção

Artigos