ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: IMPLICAÇÕES NA/PARA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

Autores

  • Renata Santana UNIGRANRIO
  • Lilia Aparecida Costa Gonçalves Unigranrio - Universidade do Grande Rio

Palavras-chave:

Pandemia, Ensino Remoto, Formação Docente Continuada, Tecnologias Digitais

Resumo

O novo Coronavírus ou COVID-19 afetou a sociedade de forma global, interferindo em todos os âmbitos sociais. E com a Educação não foi diferente. No Brasil, optou-se também pelo ensino remoto, nome atribuído à modalidade de aulas on-line, como principal alternativa para garantia do processo de ensino e de aprendizagem. Durante esse período, a Casa do Professor, espaço de formação para os profissionais da Educação do município de Nova Iguaçu (situado no Estado do Rio de Janeiro), precisou se adaptar àquela conjuntura, passando então, a realizar atividades em  formato  on-line,  de modo síncrono   ou  assíncrono. Considerando o exposto, este trabalho versa acerca de um relato de experiência e tem como objetivo principal apresentar como a formação continuada dos professores da rede municipal de Nova Iguaçu pode ser realizada remotamente pela Casa do Professor, através do uso das tecnologias digitais, ao longo do período de isolamento social. Para tanto, serão apresentadas as programações referentes ao período compreendido entre março de 2020 e dezembro de 2021, no qual foram utilizados um ambiente virtual denominado Plataforma EDUCO.on, a plataforma  StreamYard e as salas de aula do Google Meet, para a disponibilidade de palestras, oficinas, cursos e lives ao vivo.

Biografia do Autor

Renata Santana, UNIGRANRIO

Mestranda em Humanidades, Culturas e Artes na Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO. Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Graduação em Pedagogia - ABEU Centro Universitário . Subsecretária de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu/ Diretora da Casa do Professor-SEMED/NI.

Referências

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Publicado

2025-02-25

Como Citar

Santana das Neves, R., & Costa Gonçalves, L. A. (2025). ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: IMPLICAÇÕES NA/PARA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. Revista Magistro, 2(30), 103–121. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/9165

Edição

Seção

Artigos