Teorias evolucionistas e sua aprendizagem após 150 anos de “A Origem das Espécies”

Autores

  • Clícia Grativol Gaspar IBQM/UFRJ
  • Wellington Rodrigues de Matos UNIGRANRIO

Resumo

Considerando as teorias evolucionistas como fundamentais para a compreensão da natureza e para a formação do indivíduo, foi realizada uma análise da aprendizagem dessas teorias no ensino médio numa cidade do interior do estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas com alunos de primeiro e terceiro anos do Ensino Médio e seus respectivos professores de biologia em oito colégios, sendo quatro colégios integrantes da rede estadual e quatro da rede particular. Colégios públicos e particulares mostraram grande diferença no nível de aceitação das teorias evolucionistas pelos seus alunos. A maioria dos alunos de primeiro ano disse conhecer somente o fixismo, ao contrário da maior parte dos alunos de terceiro ano que disse conhecer todas as teorias evolucionistas analisadas, sendo a escola a principal razão dessa mudança. 

Biografia do Autor

Clícia Grativol Gaspar, IBQM/UFRJ

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2007). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase no estudo de polissacarídeos sulfatados de angiospermas marinhas. Possui mestrado em Ciências Biológicas (Química Biológica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com ênfase na análise de diversidade genética de espécies cultivadas. Atualmente é doutora pelo Instituto de Bioquímica Médica (UFRJ), onde trabalha com biologia molecular de plantas, com ênfase em epigenética e bioinformática.

Wellington Rodrigues de Matos, UNIGRANRIO

Bacharel em Biologia Vegetal pela UFRJ e Mestre em Botânica pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro. Atualmente atua como professor da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) onde leciona Fisiologia Vegetal e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro onde é professor substituto lecionando Ecologia e Biogeografia. Realiza pesquisas na área de Floristica e Fitossociologia em Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2014-05-13

Como Citar

Gaspar, C. G., & Matos, W. R. de. (2014). Teorias evolucionistas e sua aprendizagem após 150 anos de “A Origem das Espécies”. Revista Magistro, 1(9). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/2394

Edição

Seção

Artigos