IRACEMA ENTRE DOIS MUNDOS: DA NARRATIVA DE ALENCAR À ICONOGRAFIA DE MEDEIROS
Resumo
Resumo: O presente artigo objetiva tecer considerações entre a narrativa literária, do romance Iracema, a lenda do Ceará, de José de Alencar e a representação visual da pintura homônima de José Maria de Medeiros. Objetiva ainda este trabalho, num primeiro momento, traçar considerações sobre as transformações da sociedade do século XIX, mais precisamente o romantismo, tempo de composição das obras. No segundo momento, discorrer sobre literatura e artes visuais, um diálogo possível no Brasil oitocentista.
Palavras-chave: Romantismo, Narrativa literária e imagética, Século XIX.
Downloads
Publicado
2015-09-30
Como Citar
Kauss, V. L. T. (2015). IRACEMA ENTRE DOIS MUNDOS: DA NARRATIVA DE ALENCAR À ICONOGRAFIA DE MEDEIROS. Revista Magistro, 2(12). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/2969
Edição
Seção
Artigos