DISCUSSÃO SOBRE A POSSÍVEL EXISTÊNCIA DE UMA RELAÇÃO ENTRE O LÍDER CARISMÁTICO E O SUCESSO ORGANIZACIONAL, À LUZ DOS CONCEITOS DE LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL E AÇÃO COMUNICATIVA
Resumo
O presente trabalho, usando como pano de fundo uma indústria localizada na Zona Oeste do Estado do Rio de Janeiro, discute a relação entre o sucesso em um departamento da indústria e a presença de um líder possuidor de carisma. Sob a égide do pressuposto, os teóricos voltados para os estudos sobre liderança referem-se, na maioria das vezes, ao trabalho de Burns (1978), que descreve a liderança transformacional como uma ação que busca a evolução dos liderados através de estímulos individuais, buscando ir além da liderança apenas transacional, mas lançando mão do conceito de ação comunicativa, por Habermas (1987). Este tem foco no todo e não apenas no individual, fomentando a participação das pessoas nos processos organizacionais. Como o cerne do debate, a necessidade de que o líder seja mais que um gerente, provocando sinergia, advinda da cooperação e principalmente da confiança, gerada pela autoridade conquistada, como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento organizacional.