UMA ESCOLA, DIFERENTES PERSPECTIVAS

Autores

  • Marinês Andrea Kunz Universidade Feevale
  • Daniel Conte Univerisdade Feevale
  • Maria do Carmo Rosa Pereira Universidade Feevale

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a escola, como Instituição, a partir do documentário Pro Dia Nascer Feliz (2006), bem como identificar as relações de poder que permeiam o cotidiano do ambiente escolar. Para tanto, foram selecionados três recortes: o primeiro é analisado tendo por base os estudos de Miguel Arroyo (2012), em sua obra Outros Sujeitos, Outras Pedagogias; o segundo é ancorado nas reflexões de Maurice Tardif (2012), em capítulo intitulado “O trabalho docente, a pedagogia e o ensino”, e o terceiro tem como fio condutor os estudos de João Manuel de Castro Faria Salgado e de Tiago Bento Silva Ferreira (2012), no artigo “Educação para a paz: uma perspectiva dialógica”.

Biografia do Autor

Marinês Andrea Kunz, Universidade Feevale

Graduada em Letras Português-Alemão pela UNISINOS (1994), mestre em Ciências da Comunicação pela UNISINOS (1998) e doutora em Linguística e Letras pela PUC-RS (2004). Atualmente, é professora titular da Universidade Feevale, onde atua no Curso de Letras, bem como no Mestrado em Processos e Manifestações Culturais e no Mestrado de Indústria Criativa. Coordena o Mestrado Profissional em Letras.

Daniel Conte, Univerisdade Feevale

Doutor em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africana (2008), Mestre em Literatura Comparada (2001) e Graduado em Letras Português/Espanhol e respectivas Literaturas (1998) pela UFRGS. Atualmente é professor permanente e pesquisador da Universidade Feevale no PPG em Processos e Manifestações Culturais e no Mestrado Profissional em Letras, orientando bolsistas de IC, CNPq e FAPERGS.

Maria do Carmo Rosa Pereira, Universidade Feevale

Graduada em Letras (FACOS), professora da rede pública estadual e aluna do mestrado em Processos e Manifestações Culturais.

Downloads

Publicado

2015-10-09

Como Citar

Kunz, M. A., Conte, D., & Rosa Pereira, M. do C. (2015). UMA ESCOLA, DIFERENTES PERSPECTIVAS. Revista Magistro, 2(12). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/3060

Edição

Seção

Artigos