APRESENTAÇÃO DE UM VÍDEO EDUCATIVO PARA ENSINO DO TEMA ESQUISTOSSOMOSE
Resumo
O presente estudo teve como objetivo apresentar o produto educacional Esquistossomose: “O Caramujo não é o Vilão”, para ser utilizado em aulas de Parasitologia, por meio de tecnologia da informação enquanto estratégia pedagógica para favorecer a construção de saberes sobre Esquistossomose, a promoção da autonomia e da reflexão crítica dos discentes. Trata-se de um trabalho experimental de caráter qualitativo, produzido com a participação de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz apresentando um breve relato sobre a Esquistossomose no Brasil. Participaram da validação dessa pesquisa, professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação de Parasitologia das universidades pública e privadas. Os dados foram obtidos por meio de questionário aberto e fechado, respondido pelos pares após assistirem ao vídeo educativo por meio de celulares ou computadores. A análise dos resultados evidenciou que a utilização do vídeo educacional deve servir de auxílio para que no futuro seus alunos aprofundem e ampliem seus conhecimentos e produzam outros conhecimentos a partir desses. Conclui-se que vídeo educacional é um recurso didático que não deve substituir uma aula, mas pode servir de apoio. Ele pode possibilitar ao docente discutir e refletir sobre o seu método de ensino junto aos discentes, e assim verificar se o vídeo foi facilitador no processo ensino-aprendizagem.