A ESPACIALIDADE NA MÚSICA GAUCHESCA E NA LEXICOGRAFIA

Autores

  • Odair José Silva dos Santos Instituto Federal de Alagoas
  • Kayky Luan Costa Souza
  • Valterlange dos Santos Miranda Júnior Instituto Federal de Alagoas

Resumo

O objetivo deste trabalho é examinar as construções de sentidos e interpretações de designadores espaciais (DE) de letras de canções gauchescas, a partir da verificação de registros lexicográficos, em dicionários regionais e de língua geral. Para a consecução da pesquisa, trabalhamos com os estudos na interface entre as Ciências do Léxico e a Linguística Cognitiva, procurando, então, problematizar o papel da prototipicidade na construção de sentidos em situações textuais. Nessa perspectiva, identificamos as diferenças e semelhanças entre os registros lexicográficos e as construções de sentidos de espaço nas canções gauchescas.

Biografia do Autor

Odair José Silva dos Santos, Instituto Federal de Alagoas

Doutor em Letras pela Universidade de Caxias do Sul - UCS - (Bolsista Capes - Prosup/Taxa), na linha de pesquisa Leitura e Processos de Linguagem, investigando as interfaces entre música, léxico e efeitos de sentidos. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela UCS (2014), especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2012) e graduado em Letras - Língua Portuguesa, Espanhola e respectivas literaturas - pela Universidade da Região da Campanha - URCAMP (2010). Atualmente é membro convidado do GTLex da ANPOLL; é professor de Língua Portuguesa e Espanhola do Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus de Feliz (RS); tem investigações e interesse nas seguintes áreas: Lexicologia, Música Regional, Produção e Efeitos de Sentido.

Downloads

Publicado

2020-03-03

Como Citar

Silva dos Santos, O. J., Costa Souza, K. L., & dos Santos Miranda Júnior, V. (2020). A ESPACIALIDADE NA MÚSICA GAUCHESCA E NA LEXICOGRAFIA. Revista Magistro, 2(20). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/5756

Edição

Seção

Artigos