O uso da literatura para o ensino da tanatologia

Autores

Resumo

A tanatologia é uma área do conhecimento que visa discutir o processo de morte e morrer e permite a construção de novos entendimentos sobre o mesmo, numa perspectiva interdisciplinar. Nesse sentido, este artigo analisa como a literatura pode ser utilizada para o ensino da tanatologia, com base no livro de Ricardo Azevedo, “Contos de Enganar a Morte”. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e exploratório, analisando como as questões relacionadas ao processo de morte e morrer são percebidas no contexto da educação. A utilização dos conceitos de mathesis, mimesis e semiosis na perspectiva de Roland Barthes (2013) permitiu a compreensão da abrangência do texto literário como ferramenta pedagógica. Conclui-se que a educação é um fenômeno de grande complexidade e que precisa ser desenvolvida a partir de um contexto permeado pela interdisciplinaridade, visando à formação do sujeito em seu sentido mais holístico. Nesse contexto, o uso da literatura para o estudo da tanatologia pode auxiliar no processo de formação das pessoas, desenvolvendo maior auto compreensão e mais resiliência.

Biografia do Autor

Márcia Maria de Medeiros, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino em Saúde.

Possui graduação em História pela Universidade de Passo Fundo (1996), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) nos cursos de Turismo, Química Industrial e Enfermagem. Professora permanente do programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da UEMS. Tem experiência na área de História, sendo sua área de estudo a História Cultural, estabelecendo relações entre a literatura e outras áreas do conhecimento como a História e a Saúde. Coordenadora do Laboratório de Estudos Tanatopedagógicos da UEMS (LETAN/UEMS).

Gustavo Bocon Lopes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Curso de Enfermagem. Pesquisador do LETAN/UEMS.

Graduando em Enfermagem pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas da Iniciação Científica da UEMS. Pesquisador do LETAN/UEMS.

Luiz Alberto Ruiz da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pesquisador do Laboratório de Estudos Tanatopedagógicos da UEMS.

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal da Grande Dourados. Especialista em Envelhecimento Humano pela Universidade Estadtal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Ensino em Saúde pela UEMS. Pesquisador do LETAN/UEMS.

Downloads

Publicado

2023-05-07

Como Citar

Medeiros, M. M. de, Lopes, G. B., & Silva, L. A. R. da. (2023). O uso da literatura para o ensino da tanatologia. Revista Magistro, 2(26). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/7319

Edição

Seção

Artigos