COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CÓRREGO DO ALEXANDRE: RITUAL E MÚSICA AFROCAPIXABA COMO PRATIMÔNIO CULTURAL
Palavras-chave:
Música Afrocapixaba, Ticumbi, Patrimônio Cultural, Comunidade QuilombolaResumo
Este artigo busca apresentar e discutir algumas das principais manifestações culturais e musicais afrocapixabas, como o Congo, o Jongo e o Ticumbi, presentes nos territórios quilombolas no Espírito Santo, Brasil, como contribuição para a compreensão e divulgação destas práticas, além de salvaguardar a memória para futuras gerações e também como ferramenta política de denúncia de alguns problemas que essas comunidades enfrentam como a especulação dos seus territórios por grandes corporações mineradoras e agroextrativistas. Como objetivos específicos pretendemos: a) apresentar práticas culturais e musicais quilombolas, com foco no Baile de Congos de São Benedito (conhecido como Ticumbi), na comunidade do Córrego do Alexandre, localizada em Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo; b) discutir a ausência histórica de estudos sobre estas manifestações e prática culturais em faculdades e departamentos de música no Estado, além da falta de apoio do Estado para a valorização e divulgação do patrimônio cultural material e imaterial dessas comunidades, dentre outros problemas.
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