A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A TROCA ENTRE PARES EM UMA ESCOLA DE TERRITÓRIO VULNERÁVEL

Autores

  • Bryann Breches Universidade Cidade de São Paulo

Resumo

Este artigo apresenta parte de dissertação de mestrado defendida junto à Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) “Formação continuada em uma escola de território vulnerável do município de São Paulo”, que diz respeito à troca de pares enquanto estratégia de formação continuada de professores.  Esta pesquisa ocorreu no âmbito de um estudo maior que está em andamento sob a coordenação do Centro de Estudo e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Para a consecução da dissertação, da qual origina este artigo, foi realizada a análise de dados de entrevistas de professoras de uma escola situada em território de alta vulnerabilidade no município de São Paulo. A análise se deu à luz de categorias advindas de referências que tratam de formação continuada de professores. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e fez uso da análise de conteúdo, conforme proposta de Bardin (1977) para a elaboração de categorias provenientes da literatura e para a análise dos dados das entrevistas. Conclui-se que, na escola cujos professores entrevistados estão alocados, há indícios de situações de trabalho que dificultam a participação dos professores, na formação continuada organizada pela escola, momentos considerados mais formais e sistemáticos de formação; e que os professores, sem possibilidade de participação dos momentos sistemáticos de trocas, valorizam sobremaneira o que nominamos de troca informal entre pares, que ocorre nos corredores, na sala dos professores, dentre outros momentos conjuntos.

Biografia do Autor

Bryann Breches, Universidade Cidade de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. Professor de Educação Básica I da Rede Estadual de Educação de São Paulo.

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Publicado

2015-12-16

Como Citar

Breches, B. (2015). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A TROCA ENTRE PARES EM UMA ESCOLA DE TERRITÓRIO VULNERÁVEL. Revista Magistro, 2(12). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/2809

Edição

Seção

Artigos