A ETNOGRAFIA COMO METODOLOGIA DE ANÁLISE DA POLÍTICA: DILEMAS E PERSPECTIVAS DO TRABALHO DE CAMPO

Autores

  • Bergson Morais Vieira Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Nas ciências sociais, há uma atenção renovada à etnografia política, um método de pesquisa que se baseia em fechar-se a observação em tempo real dos atores envolvidos nos processos políticos, às vezes até mesmo ampliar a definição desses processos indo além das categorias de Estado, da sociedade civil e movimentos sociais. Essa artigo analisa as contribuições que o método etnográfico trouxe para análise do fenômeno político. Para dar conta dessa proposta, o presente texto desenvolve uma discussão a partir de uma perspectiva sócio-antropológica em que a política passa a ser vista como um fenômeno relacional capaz de se manifestar em diferentes espaços (formal e informal). É possível dizer que a etnografia nas análises do fenômeno político permite responder a uma série de perguntas simplesmente não acessíveis por outros meios, seria como olhar o fenômeno de perto, dentro de um prisma microscópico capaz de perceber o fenômeno no momento em que acontece e nos espaços em que ocorre. 

Biografia do Autor

Bergson Morais Vieira, Universidade Federal de Sergipe

É Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Sociologia pela mesma universidade e licenciado em História pela Faculdade União das Américas (2009). Atualmente integra o Laboratório de Estudos do Poder e da Política ? LEPP (UFS-CNPq), atuando na área de Etnografia Política, Organizações Partidárias e Política Eleitoral. Com ênfase nas Temáticas: Carreira Parlamentar, Partidos Políticos, Participação Política, Movimentos Sociais e Eleições em Sergipe. Trabalhou como pesquisador e colaborador de campanha nas eleições de 2012, tendo como principais atribuições a Construção do Plano de Governo, Orientação de Campanha Eleitoral e pesquisas de opinião pública. Além da área de Pesquisas, possui experiência na área de docência em História e Sociologia. Atualmente, vem se dedicando às atividades de pesquisa sobre Seleção de representantes legislativos no Estado de Sergipe.

Downloads

Publicado

2017-01-25

Como Citar

Vieira, B. M. (2017). A ETNOGRAFIA COMO METODOLOGIA DE ANÁLISE DA POLÍTICA: DILEMAS E PERSPECTIVAS DO TRABALHO DE CAMPO. Revista Magistro, 2(14). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/3329

Edição

Seção

Artigos