ENTRE A IMPORTÂNCIA E O GOSTO: UMA REPRESENTAÇÃO DISCENTE DA EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE ARAÇUAÍ/MG

Autores

  • Edmara Moreira Cerqueira IFNMG - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-6322-1586
  • Leonardo dos Santos Neves UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Resumo

Este artigo busca tencionar as percepções de importância e gosto que os discentes do IFNMG/Campus Araçuaí nutrem com relação às aulas de Educação Física. Neste sentido, utilizamos de um questionário, com posterior análise de conteúdo, em uma amostra de 80 alunos da Instituição. Os dados foram agrupados em duas categorias de análise: Caracterização dos discentes e a importância da Educação Física atribuída por eles perante as demais disciplinas curriculares e Caracterização das aulas de Educação Física, percepção do gosto e nível de participação nessas aulas. Como resultados mais relevantes, destacam-se a importância mediana que os pesquisados atribuem a Educação Física, em contraposição ao gosto elevado que possuem da mesma; a sobre-utilização do conteúdo “esporte”, em detrimento de outros e o entendimento de que a disciplina atende a interesses mais vinculados à satisfação, ao preenchimento de um tempo livre, que interesses ligados ao conhecimento do conteúdo da área.

Biografia do Autor

Edmara Moreira Cerqueira, IFNMG - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Docente no IFNMG/Campus Araçuaí. Mestre em Educação.

Leonardo dos Santos Neves, UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Docente Adjunto da UFVJM. Mestre e doutor em Educação.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

Cerqueira, E. M., & Neves, L. dos S. (2020). ENTRE A IMPORTÂNCIA E O GOSTO: UMA REPRESENTAÇÃO DISCENTE DA EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE ARAÇUAÍ/MG. Revista Magistro, 1(21). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/5981

Edição

Seção

Artigos