A LITERATURA ANTE GUERRAS, FOGUEIRAS E DECRETOS: UMA DISCUSSÃO HISTÓRICA DA CENSURA LITERÁRIA

Autores

Resumo

A censura de materiais artísticos e literários vem retornando em nosso cotidiano, tanto a partir de políticas governamentais quanto de outras instituições sociais. Essa prática, no entanto, não é nova no mundo ocidental, os cerceamentos já foram institucionalizados e recorrentes em momentos anteriores da nossa civilização. A partir disso, este artigo tem como objetivo evidenciar os principais momentos históricos em que a censura ganhou corpo, os mecanismos e os discursos repressivos que engrenavam a prática cerceativa pelos agentes de controle sob a literatura geral e infantojuvenil. Desse modo, esta pesquisa é de natureza qualitativa, pautada em uma revisão bibliográfica, sintetizada a partir do quadripartismo histórico e da história das mentalidades.

Biografia do Autor

Leonardo Vinícius Sfordi da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em estudos da linguagem (UEL), mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) pelo programa de pós-graduação em Letras (PLE-UEM). Especialista em Metodologia do ensino de língua portuguesa e em Psicologia educacional pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2018); graduado em Letras: Português/Inglês (UEM) e em História e Pedagogia (UNICESUMAR). Atualmente, é professor do quadro próprio do magistério da prefeitura de Mandaguaçu-PR.

Downloads

Publicado

2022-03-30

Como Citar

Sfordi da Silva, L. V. (2022). A LITERATURA ANTE GUERRAS, FOGUEIRAS E DECRETOS: UMA DISCUSSÃO HISTÓRICA DA CENSURA LITERÁRIA. Revista Magistro, 2(24). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/7048

Edição

Seção

Artigos