A IMAGEM DA CRIANÇA MIGRANTE NO IMAGINÁRIO URBANO

Autores

Resumo

Na última década a temática das migrações ganhou destaque no meio acadêmico e nos meios de comunicação, dado o significativo crescimento no número de pessoas em deslocamento transnacional, com destaque para migração venezuelana para os países sul-americanos. Esse movimento evidenciou a situação da criança que vive em contexto migratório. Assim, considerando que a infância migrante seria uma construção sócio-histórica e cultural, que expressa uma experiência específica da história da humanidade, na qual a criança se encontra em um processo continuo de socialização e assimilação de práticas sociais e culturais, conforme seu deslocamento territorial, as reflexões em tela objetivam compreender a imagem da criança migrante no imaginário urbano, salientando que, ao nos referirmos ao urbano, não estamos tratando de aspectos arquitetônicos ou econômicos das cidades, e sim, de urbanidade, ou seja, do convívio harmônico entre os diversos grupos sociais em um determinado espaço social.

Biografia do Autor

Gheysa Daniele Pereira Moura, Universidade do Estado do Amazonas

Assistente Social, graduada em Serviço Social pela Faculdade Martha Falcão Wyden (FMF) no ano de 2014. Mestra em Ciências Humanas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA-AM) no ano de 2022.  Filiada a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Assistente Social de base da Comissão de Formação Profissional e Relações Internacionais do Conselho Regional de Serviço Social - CRESS 15º Região AM.

Lúcia Marina Puga Ferreira, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UEA) e aos cursos de Bacharelado em Administração e Ciências Econômicas. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).  

Downloads

Publicado

2022-10-11

Como Citar

Pereira Moura, G. D., & Puga Ferreira, L. M. (2022). A IMAGEM DA CRIANÇA MIGRANTE NO IMAGINÁRIO URBANO. Revista Magistro, 1(25). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/7338

Edição

Seção

Artigos