A utilização de mídias sociais na educação a distância: possibilidades e desafios

Autores

  • Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte Mestrado em Desenvolvimento Regional - Centro Universitário Alves Faria e Mestrado em Educação da Faculdade de Inhumas
  • Penélope Thaís da Cunha Toledo Fundação Oswaldo Cruz

Resumo

Este artigo discute o uso das mídias sociais na Educação a Distância (EaD), considerando suas possibilidades de construção e desafios. Parte de duas premissas: construção social do conhecimento, na concepção de Lev Vygotsky (1991) e educação voltada para a cidadania, na discussão proposta por Paulo Freire (1992, 1996, 2006), com o objetivo de analisar se, com o uso dessas interfaces, é possível alcançá-las. Em um primeiro momento, o artigo aborda os referenciais teóricos em que o estudo se alicerça, seguido pela apresentação da EaD, das mídias sociais e do encontro entre ambas. A partir das apresentações, analisa essas interfaces como espaços complementares para a EaD, abordando questões como interatividade, tempo e espaço, pluralidade de fontes de informação, multimidialidade, horizontalição da produção de conteúdos e construção da autonomia do aluno. Ao final, conclui-se que as mídias sociais podem ser importantes aliadas nos processos de construção social do conhecimento e de cidadania, desde que desenvolvidas com esses propósitos.

Biografia do Autor

Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte, Mestrado em Desenvolvimento Regional - Centro Universitário Alves Faria e Mestrado em Educação da Faculdade de Inhumas

Cineasta. Pós-doutor em Comunicação pela UERJ. Doutor em Educação pela UERJ. Mestre em Educação pela UNESA. Graduação em Pedagogia pela Alfamérica. Graduação em Comunicação Social - Cinema pela UFF.

Penélope Thaís da Cunha Toledo, Fundação Oswaldo Cruz

Mestre em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense - UFF, especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Estácio de Sá e graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela UFF. Assessora de Comunicação Social do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - INCQS, da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ. Email: [email protected].

Downloads

Publicado

2023-05-07

Como Citar

Champangnatte, D. M. de O., & Toledo, P. T. da C. (2023). A utilização de mídias sociais na educação a distância: possibilidades e desafios. Revista Magistro, 2(26). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/7896

Edição

Seção

Artigos