A TRÍPLICE JORNADA DAS MULHERES NO ENSINO SUPERIOR: estudos, trabalho doméstico e trabalho como fonte de renda
Resumo
RESUMO: O presente estudo busca promover reflexões sobre a formação profissional e o mundo do trabalho, no que se refere a tríplice jornada assumida pelas mulheres que se dividem em: estudos, trabalho doméstico e trabalho remunerado. Salienta-se que, no modo de produção capitalista, o trabalho que resulta em salário é mais valorizado em comparação ao trabalho doméstico, tendo em vista, que este majoritariamente realizado por mulheres, não aumenta a massa global de valor, portanto trata-se de um trabalho considerado improdutivo, que segue desprestigiado no capitalismo. Busca-se com essa pesquisa, a partir da percepção de mulheres que são estudantes, trabalhadoras assalariadas e/ou remuneradas e também trabalhadoras domésticas promover uma análise acerca do excesso de funções, atividades e tarefas que são destinadas como responsabilidades delas, ancorado na ideia dos papéis de homens e mulheres socialmente construídos, identificando os desafios postos e as consequências geradas, no que tange a permanência e a conclusão do ensino superior. Para atingir os objetivos do estudo em tela, utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório que visa um conhecimento mais aprofundado acerca da temática. O método quantitativo e qualitativo será utilizado para análise dos dados coletados, a partir de um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre o tema que foi enviado as participantes da pesquisa, por meio de um formulário eletrônico.
PALAVRAS CHAVE: Mulheres; Ensino Superior; Trabalho Doméstico; Trabalho Remunerado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você pode:
· - copiar, distribuir, exibir e executar a obra
Sob as seguintes condições:
· - Atribuição. Você deve dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante.
What does ";;;;;Attribute this work";;;;; mean?
The page you came from contained embedded licensing metadata, including how the creator wishes to be attributed for re-use. You can use the HTML here to cite the work. Doing so will also include metadata on your page so that others can find the original work as well.
· - Uso Não-Comercial. Você não pode utilizar esta obra com finalidades comerciais.
· - Vedada a Criação de Obras Derivadas. Você não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.
· - Para cada novo uso ou distribuição, você deve deixar claro para outros os termos da licença desta obra.
· - Qualquer uma destas condições podem ser renunciadas, desde que Você obtenha permissão do autor.
· - Nothing in this license impairs or restricts the author's moral rights.