EDUCAÇÃO E QUESTÃO SOCIAL: elementos para pensar essa relação na sociedade atual

Autores

  • Sarah Tavares Cortês Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio)

Resumo

O presente artigo busca problematizar a relação entre educação e questão social, entendendo a indissociabilidade de pensar a educação a partir da questão social. O texto parte de um questionamento formulado considerando experiência da autora como assistente social inserida na área da educação, qual seja: “a escola é um espaço construído, pensado, desenvolvido para os/as trabalhadores/as e/ou seus filhos/as? Que relações se estabelecem entre pobreza e educação?”. As análises irão se desenvolver acerca da questão social e sua configuração na atualidade, a partir da perspectiva do capital-imperialista e das expropriações gestadas na base exploradora desse sistema. O texto segue pensando a relação entre a questão social e educação, situando o papel deste direito dentro da sociedade do capital e os tensionamentos presentes na sua efetivação.

Biografia do Autor

Sarah Tavares Cortês, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio)

Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio).

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

Cortês, S. T. (2019). EDUCAÇÃO E QUESTÃO SOCIAL: elementos para pensar essa relação na sociedade atual. MOITARÁ - Revista Do Serviço Social Da UNIGRANRIO, 2(4), 124–135. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/mrss/article/view/5775

Edição

Seção

Artigos - Seção Temática