Transpondo muros: as visitas de campo como metodologia de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo

Autores

  • ILANA BARRETO KIYOTANI Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0003-3529-7687
  • ROSALMA DINIZ ARAÚJO Universidade Federal da Paraíba
  • SALICHÔA CUNHA DE OLIVEIRA Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v15n4.6197

Palavras-chave:

Turismo. Processo de Ensino-aprendizagem. Visita de campo. Práxis educacional.

Resumo

Este trabalho correlaciona a funcionalidade e necessidade das visitas de campo no curso de bacharelado em Turismo com o entendimento que os discentes possuem a respeito dessa prática de ensino e sobre o papel intermediador do docente. Sendo um fenômeno social e multidisciplinar, o Turismo carece de uma vivência no aspecto prático, visando articular os conhecimentos obtidos em sala. Foi realizada uma pesquisa exploratório-descritiva envolvendo o tema central e investigados assuntos relacionados. Infere-se que, na concepção dos graduandos da Universidade Federal da Paraíba, o turismo pedagógico e a visita de campo são associados à teoria aplicada à prática. Sobre a função do docente, os alunos apontam quatro papéis atrelados à figura do professor: orientador, organizador/planejador, líder e transmissor de conhecimentos. Evidenciam-se esclarecimentos de pontos fortes e frágeis dessa ferramenta de ensino-aprendizagem, e são propostas possíveis investigações atreladas a assuntos que neste artigo não foram esclarecidos.

Biografia do Autor

ILANA BARRETO KIYOTANI, Universidade Federal da Paraíba

Docente do Departamento de Turismo e Hotelaria - UFPB

Doutora em Turismo (2019); Mestre em Geografia (2011); Bacharel em Turismo (2006).

ROSALMA DINIZ ARAÚJO, Universidade Federal da Paraíba

Docente do Departamento de Turismo e Hotelaria - UFPB

Doutora em Turismo (2019)

SALICHÔA CUNHA DE OLIVEIRA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Turismo.

Downloads

Publicado

2022-04-27

Como Citar

KIYOTANI, I. B., ARAÚJO, R. D., & OLIVEIRA, S. C. D. (2022). Transpondo muros: as visitas de campo como metodologia de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 16(1), 1–21. https://doi.org/10.17648/raoit.v15n4.6197

Edição

Seção

Artigos