Transpondo muros: as visitas de campo como metodologia de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v15n4.6197Palavras-chave:
Turismo. Processo de Ensino-aprendizagem. Visita de campo. Práxis educacional.Resumo
Este trabalho correlaciona a funcionalidade e necessidade das visitas de campo no curso de bacharelado em Turismo com o entendimento que os discentes possuem a respeito dessa prática de ensino e sobre o papel intermediador do docente. Sendo um fenômeno social e multidisciplinar, o Turismo carece de uma vivência no aspecto prático, visando articular os conhecimentos obtidos em sala. Foi realizada uma pesquisa exploratório-descritiva envolvendo o tema central e investigados assuntos relacionados. Infere-se que, na concepção dos graduandos da Universidade Federal da Paraíba, o turismo pedagógico e a visita de campo são associados à teoria aplicada à prática. Sobre a função do docente, os alunos apontam quatro papéis atrelados à figura do professor: orientador, organizador/planejador, líder e transmissor de conhecimentos. Evidenciam-se esclarecimentos de pontos fortes e frágeis dessa ferramenta de ensino-aprendizagem, e são propostas possíveis investigações atreladas a assuntos que neste artigo não foram esclarecidos.
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