A relação entre benefícios, incentivos e custos e a intenção de uso de mídias sociais digitais para o turismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v15n4.6803

Palavras-chave:

Mídias sociais. Turismo on-line. Benefícios. Incentivos. Custos.

Resumo

O artigo propõe estreitar um modelo explicativo com três construtos antecedentes de intenção de uso de mídias sociais: benefícios, custos e incentivos, no contexto brasileiro do turismo on-line. Para tal, foi realizada uma survey com 165 indivíduos e seus resultados analisados por meio de modelagem de equações estruturais, confirmando todas as hipóteses levantadas nesta pesquisa, contrastando com o estudo original no qual se baseou. Foram verificadas relações significativas diretas e positivas entre benefícios e incentivos em relação à intenção de uso de mídias sociais, além de confirmada relação significativa direta e negativa entre custos e intenção de uso de mídias sociais.

Biografia do Autor

Mariana Araújo Carvalho, PUC Rio - IAG

Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). Especialista em Administração Internacional pela COPPEAD - UFRJ. Coach pela Newfield Networks - Chile e Sociedade Brasileira de Coach. Mestre em Administração de Empresas pelo IAG, PUC - Rio. Atuou em indústrias multinacionais de bens de serviço e farmacêutico, e também no setor de serviços educacionais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

Jorge Brantes Ferreira, PUC Rio - IAG

Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq (PQ2), Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ, Líder do Tema de Marketing Digital e Inovações da Divisão de Marketing da ANPAD e Editor Associado da Latin American Business Review. Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pelo COPPEAD, URFJ; Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Métodos de Apoio à Decisão pela PUC-Rio; MBA IAG Master em Finanças Corporativas pelo IAG - PUC-Rio; Graduado em Engenharia Elétrica com dupla ênfase em Telecomunicações e Métodos de Apoio à Decisão pela PUC-Rio; Professor do Quadro Principal do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), tendo publicado artigos em periódicos indexados internacionais e nacionais (Journal of Business Research, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Brazilian Administration Review, Latin American Business Review, Revista de Administração Contemporânea, Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Revista de Administração e Inovação, Revista Brasileira de Marketing, Revista Brasileira de Turismo, Revista FACES, Revista Iberoamericana de Estratégia, entre outros), um livro texto sobre Marketing (Administração de Marketing: Conceitos, Estratégias e Aplicações - editora Atlas) e capítulos de livro internacionais. Trabalhou previamente como Consultor de Mineração de Dados (Data Mining) para o SAS Institute Brasil; Consultor de Mineração de Dados para a Advanced Solutions Rio e Instrutor Oficial do SAS Institute Brasil para Estatística, Mineração de Dados e Programação, tendo lecionado cursos sobre esses três temas para diversas empresas em todo o Brasil. Atua como revisor de dezenove periódicos nacionais e internacionais. Professor de Modelagem Quantitativa, Inferência Estatística, Teoria de Marketing, Marketing de Relacionamento, Marketing na Internet, Marketing de Novas Mídias, Jogo de Negócios, Gestão de Marketing, Comportamento do Consumidor e Análise Multivariada de Dados para cursos de graduação e pós-graduação (MBAs, mestrado e doutorado) do IAG, PUC-Rio. Pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Negócios Internacionais (NUPIN) da PUC-Rio. Atua na pesquisa de mineração de dados, marketing, relacionamento com o cliente, comportamento do consumidor, marketing digital, aceitação de tecnologia e difusão de inovações.

Roberto Pessoa de Queiroz Falcão, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Posição atual e histórico: Professor de Mestrado em Administração (PPGA-Unigranrio) e Professor visitante de empreendedorismo na universidade Tecnológico de Monterey (México). Doutor em Administração - IAG PUC (2018), Mestre - MSc em Gestão Empresarial pela FGV - EBAPE Rio (2014), Pesquisador associado do Laboratório de Inovação Tecnológica, Organizacional e em Serviços - LabrInTOS/COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós Graduado em Marketing pela ESPM (1998), Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa - MG (1992). Profissional de Marketing com 20 anos de experiência na criação e desenvolvimento de novos negócios e projetos com base em análise de mercado. Atuação em cargos gerenciais na Coca-Cola, AMBEV, Fagga GL Events, além de outras experiências empreendedoras.Atua principalmente nos seguintes temas: estratégia, marketing, empreendedorismo, vendas, inovação, comportamento do consumidor, cultura, turismo e gestão de eventos. Experiência anterior em Docência - Professor substituto 20h - Departamento de Empreendedorismo e Gestão - UFF (2019-2020; Professor substituto 40h - Departamento de Empreendedorismo e Gestão - UFF (2015-2017); professor do MBA Empreendimentos Turísticos - UFF, professor do Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente-LATEC em treinamentos ministrados para o Tribunal de Justiça do Estado - TJRJ. Universidade Cândido Mendes (2003 ? 2005) - foi professor auxiliar. Disciplinas que ministrou na Unigranrio: Segurança, Saúde e Meio Ambiente no Trabalho, Gestão de Projetos, Internacionalização de Negócios (Mestrado), Estratégia em Organizações (Mestrado), Seminários Internacionais (Doutorado) Disciplinas que ministrou na UFF: Estratégia Empresarial, Cenários e Tendências, Práticas Empresariais, Gestão de Projetos, Empreendedorismo, Design Thinking, Negociação, Comunicação Empresarial. Disciplinas que ministrou na Universidade Cândido Mendes: Marketing de Serviços, Lançamento de Produtos, Marketing Básico e Marketing Avançado, para os cursos de Gestão de Marketing e de Negócios. Fluente em inglês, espanhol e francês. 

Angilberto Sabino de Freitas, Centro Universitário Estadual da Zona Oeste - UEZO

Doutor em Administração de Empresas.

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Publicado

2022-04-27

Como Citar

Carvalho, M. A., Ferreira, J. B., Falcão, R. P. de Q., & de Freitas, A. S. (2022). A relação entre benefícios, incentivos e custos e a intenção de uso de mídias sociais digitais para o turismo. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 16(1), 98–121. https://doi.org/10.17648/raoit.v15n4.6803

Edição

Seção

Artigos