Boca A Boca Online No Turismo: Análise Netnográfica de Avaliações No Setor Hoteleiro.

Autores

  • Maurilio Barbosa de Oliveira da Silva Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Dyego de Oliveira Arruda Centro Federal de Educação Tecnológica “Celso Suckow da Fonseca” - CEFET-RJ
  • Milton Augusto Pasquotto Mariani Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v15n1.6292

Palavras-chave:

Turismo, meios de hospedagem, eWOM, netnografia, Iramuteq.

Resumo

A popularização das mídias sociais representou a oportunidade para que consumidores pudessem exprimir suas opiniões às empresas e outros consumidores. Essas opiniões, positivas ou negativas, são chamadas de eWOM (eletronic word of mouth) ou boca a boca online e são compostas de revisões, comentários e análises de produtos. O presente artigo objetiva analisar os principais atributos valorizados pelos turistas que tenham comentado na página TripAdvisor, acerca de meios de hospedagem visitados na cidade de Bonito-MS, um dos mais relevantes destinos turísticos do centro-oeste brasileiro. Realizou-se uma investigação de abordagem qualitativa, em que princípios da netnografia foram utilizados para coleta e análise de dados, além do uso de web scraping para acessar 1.635 comentários de 2018 do TripAdvisor. Esses comentários foram sistematizados por intermédio do software Iramuteq. Constatou-se que ‘quarto’, ‘café da manhã’, ‘piscina’ e ‘atendimento’ perfazem os atributos mais observados e posteriormente redigidos no site.

Biografia do Autor

Maurilio Barbosa de Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutorando em Administração pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP, Brasil). Mestre em Administração pela Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS). Tecnólogo em Processos Gerenciais pela mesma instituição.

Dyego de Oliveira Arruda, Centro Federal de Educação Tecnológica “Celso Suckow da Fonseca” - CEFET-RJ

Doutor em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (USP, Brasil). É Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica “Celso Suckow da Fonseca” (CEFET-RJ, Brasil). Orienta no Mestrado em Relações Étnico-Raciais (PPRER), do CEFET/RJ.

Milton Augusto Pasquotto Mariani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Brasil). Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP, Brasil). Orienta nos programas de Mestrado e Doutorado acadêmicos em Administração, e no programa de Mestrado Profissional em Estudos Fronteiriços, ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Brasil).

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Publicado

2021-04-21

Como Citar

Barbosa de Oliveira da Silva, M., de Oliveira Arruda, D., & Pasquotto Mariani, M. A. (2021). Boca A Boca Online No Turismo: Análise Netnográfica de Avaliações No Setor Hoteleiro. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 15(1), 58–80. https://doi.org/10.17648/raoit.v15n1.6292

Edição

Seção

Artigos