Boca A Boca Online No Turismo: Análise Netnográfica de Avaliações No Setor Hoteleiro.
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v15n1.6292Palavras-chave:
Turismo, meios de hospedagem, eWOM, netnografia, Iramuteq.Resumo
A popularização das mídias sociais representou a oportunidade para que consumidores pudessem exprimir suas opiniões às empresas e outros consumidores. Essas opiniões, positivas ou negativas, são chamadas de eWOM (eletronic word of mouth) ou boca a boca online e são compostas de revisões, comentários e análises de produtos. O presente artigo objetiva analisar os principais atributos valorizados pelos turistas que tenham comentado na página TripAdvisor, acerca de meios de hospedagem visitados na cidade de Bonito-MS, um dos mais relevantes destinos turísticos do centro-oeste brasileiro. Realizou-se uma investigação de abordagem qualitativa, em que princípios da netnografia foram utilizados para coleta e análise de dados, além do uso de web scraping para acessar 1.635 comentários de 2018 do TripAdvisor. Esses comentários foram sistematizados por intermédio do software Iramuteq. Constatou-se que ‘quarto’, ‘café da manhã’, ‘piscina’ e ‘atendimento’ perfazem os atributos mais observados e posteriormente redigidos no site.Downloads
Publicado
2021-04-21
Como Citar
Barbosa de Oliveira da Silva, M., de Oliveira Arruda, D., & Pasquotto Mariani, M. A. (2021). Boca A Boca Online No Turismo: Análise Netnográfica de Avaliações No Setor Hoteleiro. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 15(1), 58–80. https://doi.org/10.17648/raoit.v15n1.6292
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Seção
Artigos
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