A compra de serviços de hospedagem por meio do comércio eletrônico: um estudo dos fatores condicionantes com os residentes de Fortaleza/CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v15n4.7151

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor. Comércio eletrônico. Reservas on-line. Aceitação e uso de tecnologia.

Resumo

Evolução e disseminação da Internet têm modificado comportamento de compras, especialmente, pela facilidade de acesso às informações. No Turismo, a Internet surge como parceira ideal devido à intangibilididade de produtos e serviços. Assim, o turista atual torna-se consumidor de novo mercado, conhecido como mercado virtual ou comércio eletrônico. Ademais, existem poucos estudos que consideram o comportamento de compra de serviços de hospedagem pelos residentes de Fortaleza/CE usando e-commerce, dado que, na maior parte das pesquisas científicas, Fortaleza é apresentada como destino turístico. Sendo assim, esta pesquisa analisa os fatores que influenciam o uso do comércio eletrônico na compra de serviços de hospedagem pelos residentes de Fortaleza/CE. Na consecução desse objetivo, utilizaram-se os construtos “Influência Social” e “Relevância do Preço” (UTAUT2), além dos fatores “Confiança” e “Risco Percebido” (SLADE et al., 2015). Para traçar o perfil do consumidor foram consideradas os fatores demográficos idade, nível de renda e escolaridade. Foi realizada uma pesquisa descritiva e quantitativa e a coleta de dados foi realizada pela aplicação de questionário eletrônico (Survey on-line) em uma amostra de 195 residentes de Fortaleza/CE. Na análise dos dados utilizou-se estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória, teste exato de Fisher e,  por fim, a análise de regressão linear múltipla. Resultados apontam que a influência social e o preço são os construtos que mais impactam no uso do comércio eletrônico na reserva on-line. A pesquisa demonstrou: 1) confiança não possui relação significativa com compra de serviços de hospedagem por meio eletrônico; 2) qual o perfil dos consumidores residentes em Fortaleza que fazem reservas on-line; 3) quais fatores influenciam ou não nesse uso, contribuindo para que plataformas digitais conheçam o mercado consumidor dos moradores de Fortaleza/CE relacionado à compra de hospedagem.

Biografia do Autor

Sávio Machado de Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Gestão de Negócios Turísticos, Funcionário da Secretária da Fazenda do Estado do Ceará.

André Riani Costa Perinotto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA

PhD em Ciências da Comunicação – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor - D. E. (Efetivo) – Curso de Turismo da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Professor Permanente do Mestrado em Turismo da UFPR e Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE. Diretor da ABRATUR Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil

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Publicado

2022-04-27

Como Citar

de Araújo, S. M., & Perinotto, A. R. C. (2022). A compra de serviços de hospedagem por meio do comércio eletrônico: um estudo dos fatores condicionantes com os residentes de Fortaleza/CE. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 16(1), 122–150. https://doi.org/10.17648/raoit.v15n4.7151

Edição

Seção

Artigos