Cliente hoteleiro Business to Business (BtoB) e o composto de marketing: o que é importante?

Autores

  • Luciana Brandão Ferreira
  • Ana Akemi Ikeda

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v6n4.3498

Resumo

O conhecimento sobre o processo de compra dos clientes é fundamental para que as empresas hoteleiras estabeleçam melhores estratégias de marketing para atender às necessidades dos utentes. Nesta pesquisa, busca-se conhecer o comportamento de compra dos clientes Business to Business (BtoB) de hotéis, identificando-se variáveis e especificações do composto de marketing, consideradas importantes nesse processo. Para tanto, escolheram-se duas empresas de abrangência nacional após pesquisa em dois grandes hotéis da cidade de São Luís-MA. Observou-se que os clientes BtoB pesquisados efetuaram negociação e compra diretamente entre empresa e hotel, sem intermediários. Os fatores principais considerados na compra são, principalmente, os serviços oferecidos, a localização e o preço; além disso, constatou-se a importância do usuário (hóspede de negócios) que dispõe de certa autonomia na escolha do hotel o que implica estratégias de marketing específicas para ele.

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Publicado

2012-01-11

Como Citar

Ferreira, L. B., & Ikeda, A. A. (2012). Cliente hoteleiro Business to Business (BtoB) e o composto de marketing: o que é importante?. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 6(4). https://doi.org/10.17648/raoit.v6n4.3498

Edição

Seção

Artigos