“Rio”: olhar do estrangeiro sobre o Brasil na propaganda relacionada a turismo
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v4n4.3555Resumo
A análise incide, por um lado, sobre os efeitos de sentido da imagem que o estrangeiro faz sobre o Brasil, da que fazemos para o estrangeiro e da que fazemos sobre nós, como brasileiros, na propaganda relacionada com turismo; e, por outro lado, sobre a crítica ao discurso fundador de nossa publicidade, relacionado historicamente com a escrita e a imprensa europeias, antes que com a oralidade das formas de propaganda anteriores ao século XIX. Da instauração da imprensa à fundação da publicidade no Brasil, a diversidade cultural amplia-se com a rede de relacionamentos empresariais, enquanto a ilusão de unidade da identidade local se mantém pela língua portuguesa.Downloads
Publicado
2011-01-12
Como Citar
Pereira, R. da C. (2011). “Rio”: olhar do estrangeiro sobre o Brasil na propaganda relacionada a turismo. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 4(4). https://doi.org/10.17648/raoit.v4n4.3555
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.