Instituição privada e o turismo histórico-cultural: a visão e a gestão de destinos turísticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v13n1.5108

Palavras-chave:

Turismo Histórico-Cultural, Gestão do Turismo, Destino Turístico, Estudo de Caso, Análise de Conteúdo.

Resumo

O turismo histórico-cultural versa sobre a relação entre o contato do turista com o patrimônio artístico e arquitetônico, bem como festas tradicionais e arte contemporânea. Ao realizar um levantamento bibliométrico observou-se que estudos brasileiros sobre a temática ainda são escassos. No âmbito mundial, eles abordam a temática sobre destinos específicos, não sobre a gestão desse tipo de turismo. Considerando-se o exposto, no presente trabalho, objetivou-se compreender a visão de uma instituição privada sobre o turismo histórico-cultural e também como se promove esse tipo de turismo. A empresa escolhida foi o SESC-MG, instituição privada e mantida pelos empresários do comércio do estado de Minas Gerais. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, possibilitado por meio de uma entrevista em profundidade realizada com a gerente de turismo social de Minas Gerais e seguido por uma análise de conteúdo. Os resultados apontam o potencial dos destinos turísticos de Minas Gerais, que, no entanto, são subaproveitados, carecendo de fomentos. A internet mostrou-se preponderante na promoção desse tipo de turismo, assim como o conhecimento profundo sobre os consumidores para a gestão do processo.

Biografia do Autor

SÂMARA BORGES MACEDO, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutoranda em Administração pela UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração na área de concentração Gestão Estratégica, Marketing e Inovação pela UFLA - Universidade Federal de Lavras. Bacharel em administração pela UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei . Pesquisadora do NEECIM-tur (UFMG) - Núcleo de Estudos e Estratégias de Comunicação Integrada de Marketing e Turismo. Atuou como pesquisadora do GECOM/UFLA - Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor . Revisora do Periódico Organizações rurais e Agroindustriais (UFLA) e ForScience (IFMG-Campus Formiga). Atuou como Professora temporária no IFMG-Campus Formiga por dois anos. Atuou como tutora presencial na Faculdade Anhanguera e como docente voluntária na UFLA. Atuou nas áreas de recursos humanos, qualidade e empreendedorismo através das experiencias de estágio realizadas na Ufla, no Hospital Vaz Monteiro e no SEBRAE. Atua principalmente nos seguintes temas: marketing e comportamento do consumidor.

IURY TEIXEIRA DE SEVILHA GOSLING, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

Possui graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2017) e MBA em Gestão de Marketing. Atualmente, é mestrando em administração da UFMG (Cepead/UFMG), na linha de pesquisa Gestão de Operações e Logística. É bolsista voluntário informal Neecim-TUR da Universidade Federal de Minas Gerais. é professor de graduação das disciplinas "Gestão de Marketing" e "Gestão de Projetos" na Unincor Betim.

MARLUSA DE SEVILHA GOSLING, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

Bolsista Produtividade em Pesquisa - PQ-2, do CNPq. Possui graduação em Ciência da Computação - Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Administração pela UFMG (2001) e doutorado em Administração pela UFMG (2004) e posdoc em Gestão do Turismo na Universidade de Algarve (ESTÁGIO SENIOR, BOLSISTA CAPES 2015, INICIO 2o. SEMESTRE 2015). Atualmente é professora Associada de Marketing da Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenadora do NEECIM-TUR (Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação Integrada de Marketing e Turismo) e Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu do CEPEAD/FACE/UFMG, curso de Gestão Estratégia. Além disso, é Editora-chefe do periódico Marketing & Tourism Review (ISSN 2525-8176), qualificado no Qualis, indexado na Spell, Ebsco, Redib, ICap, Sumarios.ORG, e Latindex. Em termos de inserção internacional, além da produção científica, é pesquisadora visitante convidada do Citur (Centro de Investigação em Turismo) do Instituo Politécnico de Leiria, Portugal e do CIEO (Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações), da Universidade do Algarve, Portugal. É Consultora ad hoc da CAPES para análise de cursos novos sricto sensu das áreas de Administração, Contábeis e Turismo. Ganhou prêmio de melhor artigo na Anptur 2014. É revisora de vários periódicos qualificados da área.Tem experiência na área de Turismo e Administração, com ênfase em Marketing, Estratégia e Marketing Turístico, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa Mercadológica, Turismo, Marketing Turístico, Marketing de Relacionamento, Marketing de Experiências, Marketing de Serviços, Comportamento do Consumidor, Marketing em redes sociais, Marketing Digital, Estratégias de Marketing, Estratégias de Relacionamento, Comunicação Integrada de Marketing, Pesquisa Qualitativa, Análise Fatorial, Confiabilidade e Modelagens por Equações Estruturais. Note-se que no âmbito da UFMG, universidade onde atua, não existe até o presente momento, curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo. Assim, a pesquisadora atua no programa de pós-graduação em Administração da UFMG, CEPEAD, nas áreas de Marketing e de Gestão de Operações e Logística (GOL), onde desenvolve trabalhos focados em Marketing Turístico e Gestão de Serviços, sendo que os temas de suas principais e recentes publicações são totalmente voltados para o Turismo e Marketing Turístico. Dentre as dissertações orientadas, 4 tiveram temáticas de Turismo.Atualmente, orienta 5 doutorandos e 1 mestranda com temas de turismo. A pesquisadora é a idealizadora e editora-chefe da recém lançada revista científica Marketing and Tourism Review (http://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr), cujo ISSN é 2525-8176.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

MACEDO, S. B., GOSLING, I. T. D. S., & GOSLING, M. D. S. (2019). Instituição privada e o turismo histórico-cultural: a visão e a gestão de destinos turísticos. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 13(1), 78–101. https://doi.org/10.17648/raoit.v13n1.5108

Edição

Seção

Artigos