As emoções dos visitantes das Ruínas de São Miguel das Missões/RS expressadas no TripAdvisor
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v13n3.5617Palabras clave:
Emoção, Patrimônio Mundial, Rio Grande do Sul/Brasil, Ruínas de São Miguel das Missões, Turismo cultural.Resumen
Um dos papeis que as plataformas digitais têm assumido, é a função de apresentar as apreensões e representações dos turistas e visitantes sobre os destinos visitados. Esta interação pode acarretar efeitos diversos, dentre eles, exibir a percepção dos consumidores sobre os produtos e serviços adquiridos, influenciar na consolidação da imagem de um destino, bem como interferir na tomada de decisão da compra de novos consumidores. Nesse sentido, tem-se por objetivo mapear e descrever as emoções percebidas nos comentários das avaliações dos turistas e visitantes sobre as Ruínas de São Miguel das Missões (RS), publicadas na plataforma digital TripAdvisor. O percurso metodológico adotado é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, com base na abordagem das valências, utilizando a teoria das emoções básicas de Ekman e Friesen (1978) e, a análise de conteúdo proposta por Moraes (1999). Ao final, foram coletados 821 comentários que resultaram na identificação de 889 percepções emocionais. Os resultados apontaram à prevalência de emoções positivas, tendo destaque a alegria, em associação direta com as questões históricas, ao status de Patrimônio Mundial e ao espetáculo Som e Luz. As emoções negativas, embora em menor número, mencionaram a preocupação com a salvaguarda do bem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.