As emoções dos visitantes das Ruínas de São Miguel das Missões/RS expressadas no TripAdvisor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v13n3.5617

Palavras-chave:

Emoção, Patrimônio Mundial, Rio Grande do Sul/Brasil, Ruínas de São Miguel das Missões, Turismo cultural.

Resumo

Um dos papeis que as plataformas digitais têm assumido, é a função de apresentar as apreensões e representações dos turistas e visitantes sobre os destinos visitados. Esta interação pode acarretar efeitos diversos, dentre eles, exibir a percepção dos consumidores sobre os produtos e serviços adquiridos, influenciar na consolidação da imagem de um destino, bem como interferir na tomada de decisão da compra de novos consumidores. Nesse sentido, tem-se por objetivo mapear e descrever as emoções percebidas nos comentários das avaliações dos turistas e visitantes sobre as Ruínas de São Miguel das Missões (RS), publicadas na plataforma digital TripAdvisor. O percurso metodológico adotado é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, com base na abordagem das valências, utilizando a teoria das emoções básicas de Ekman e Friesen (1978) e, a análise de conteúdo proposta por Moraes (1999). Ao final, foram coletados 821 comentários que resultaram na identificação de 889 percepções emocionais. Os resultados apontaram à prevalência de emoções positivas, tendo destaque a alegria, em associação direta com as questões históricas, ao status de Patrimônio Mundial e ao espetáculo Som e Luz. As emoções negativas, embora em menor número, mencionaram a preocupação com a salvaguarda do bem.

Biografia do Autor

Felipe Borborema Cunha Lima, UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE

Turismólogo, Mestre e Doutor em Turismo e Hotelaria (Univali) com estágio sanduíche na Universidade do Algarve. Prof Colaborador do Programa em Patrimônio Cultural e Sociedade  da Univille com bolsa de estágio pós-doutorado PNPD CAPES com pesquisa vinculada a Cátedra da UNESCO Patrimônio Cultural, Turismo e Desenvolvimento.

Alice Leoti, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Bacharela em Turismo (UFPel); Especialista em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional (UFPel);; Mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel) com bolsa CAPES; Doutoranda em Turismo e Hotelaria (UNIVALI) com bolsa CAPES; Docente no curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo na UNIPAMPA.

Tércio Pereira, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Bacharel em Administração (Univali), MBA em Gestão Estratégica em Vendas e Varejo (Univali); Especialização em Marketing Criativo (Univali) Mestrando em Turismo e Hotelaria (Univali)  com bolsa  CAPES.

Downloads

Publicado

2019-12-02

Como Citar

Cunha Lima, F. B., Leoti, A., & Pereira, T. (2019). As emoções dos visitantes das Ruínas de São Miguel das Missões/RS expressadas no TripAdvisor. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 13(3), 70–89. https://doi.org/10.17648/raoit.v13n3.5617

Edição

Seção

Artigos