A imagem de Belo Horizonte: um estudo para sua identificação por meio da técnica de configuração de imagem de produto

Autores

  • Jersone Tasso Moreira Silva
  • Luiz Antônio Antunes Teixeira
  • Ivanete Aparecida Salgado de Oliveira Neto

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v3n2.3571

Resumo

O estudo teve por objetivo pesquisar as imagens central e periférica da cidade de Belo Horizonte por meio da utilização da técnica de configuração de imagem de produto. Utilizou-se a análise de conteúdo das gravações das entrevistas, em que se procurou listar as idéias que foram mencionadas pelos respondentes, gerando, assim, os atributos da imagem pesquisada. Neste estudo, as pesquisas foram preenchidas em formato impresso, e dois juízes fizeram a listagem dos atributos. Observou-se que os atributos integrantes da imagem central da cidade, na categoria cognitiva, foram a Serra do Curral, o belo horizonte e o pôr-do-sol. Na categoria simbólica, foram bem avaliados os atributos segurança e qualidade de vida. Por meio da configuração dessas imagens, é possível fazer sugestões de ações futuras que possam vir a melhorá-las, de modo a contribuir para o progresso e o desenvolvimento da cidade.

Downloads

Publicado

2008-11-05

Como Citar

Silva, J. T. M., Teixeira, L. A. A., & Neto, I. A. S. de O. (2008). A imagem de Belo Horizonte: um estudo para sua identificação por meio da técnica de configuração de imagem de produto. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 3(2). https://doi.org/10.17648/raoit.v3n2.3571

Edição

Seção

Artigos