As conexões entre a economia solidária e o turismo de base comunitária no estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v12n2.5049Palavras-chave:
Economia Solidária, Turismo de Base Comunitária, Rio de JaneiroResumo
O movimento do turismo de base comunitária (TBC) está baseado na autogestão e no cooperativismo, buscando a valorização da cultural local, princípios que se assemelham aos adotados pelo movimento da economia solidária (Ecosol). Sendo assim, o presente artigo busca articular as conexões teóricas existentes entre esses modelos alternativos de desenvolvimento e identificar as interações dos movimentos da Ecosol e do TBC no contexto do Estado do Rio de Janeiro. Para alcançar o objetivo pretendido a metodologia envolveu pesquisa documental nos Planos Nacional e Estadual de Ecosol do Rio de Janeiro, o acompanhamento das reuniões dos Fóruns Estadual e Municipal de Ecosol, a identificação dos empreendimentos econômicos solidários que se declaram como prestadores de serviços turísticos no Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (CADSOL), e a criação de um banco de dados com as experiências de TBC já levantadas no Estado do Rio de Janeiro. Os resultados alcançados confirmam a convergência teórica entre os movimentos, principalmente na crítica ao modelo econômico vigente e nos princípios que devem ser seguidos por eles, mas revelam seu distanciamento na prática, uma vez que o turismo muitas vezes não é reconhecido e contemplado nas ações da economia solidária.Downloads
Publicado
2018-12-01
Como Citar
Conti, B. R., Rocha, L. R. V. G. da, & Viteze, N. de N. (2018). As conexões entre a economia solidária e o turismo de base comunitária no estado do Rio de Janeiro. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 12(2), 1–21. https://doi.org/10.17648/raoit.v12n2.5049
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.