Análise da reputação on-line do setor de alimentos e bebidas dos hotéis de Florianópolis utilizando o Tourqual

Autores

  • Leonardo Bunn Platt Instituto Federal de Santa Catarina
  • Tiago Savi Mondo Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v13n1.5163

Palavras-chave:

Reputação online, Satisfação do cliente, Qualidade dos serviços, Alimentos e Bebidas.

Resumo

No presente estudo, propõe-se a analisar a qualidade dos serviços por meio da reputação on-˗line do setor de Alimentos e Bebidas da hotelaria de Florianópolis, especificamente nas regiões central e norte da ilha. As regiões destacam-se por apresentar uma demanda turística alta, assim como uma reputação on-line significativa. A análise foi feita com base nas avaliações dos hotéis no site. Tendo como recorte temporal de um ano, de abril de 2017 a abril de 2018, a pesquisa é definida como quantitativa e documental, pois usa os dados secundários apresentados em números. A análise foi feita com base em categorias e indicadores do método Tourqual, que foi adequado às características funcionais do setor de A&B dos hotéis. Ao final do estudo, foi notado que a opinião dos avaliadores é intensa e específica a respeito de serviços, como atendimento humano, variedade de oferta no cardápio e qualidade da comida. Além da quantidade de avaliações por indicador, para o grau de satisfação houve mais avaliações positivas do que negativas em uma visão geral dos hotéis. A pesquisa ainda mostrou a eficiência do método Tourqual para análise dos serviços de restaurantes de hotéis, assim como a ferramenta de coleta de dados, o site TripAdvisor e a liberdade de expressão que ele proporciona ao avaliador.

Biografia do Autor

Leonardo Bunn Platt, Instituto Federal de Santa Catarina

  

Tiago Savi Mondo, Instituto Federal de Santa Catarina

    

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Publicado

2019-04-12

Como Citar

Platt, L. B., & Mondo, T. S. (2019). Análise da reputação on-line do setor de alimentos e bebidas dos hotéis de Florianópolis utilizando o Tourqual. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 13(1), 47–77. https://doi.org/10.17648/raoit.v13n1.5163

Edição

Seção

Artigos