REPERCUSSÕES DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE FRENTE À DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA

Autores/as

  • Joyce Muniz Vichi Universidade Unigranrio
  • Maria de Fátima da Costa Universidade Unigranrio
  • Nadja de Carvalho Moreira de Oliveira Universidade Unigranrio

Resumen

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente do mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Considerado problema de saúde pública, o câncer de mama é um grupo heterogêneo de doenças, com comportamentos distintos. Para obter o controle da doença, destaca-se em particular a importância de ações intersetoriais que promovam acesso a informações e ampliem oportunidades para controle do peso corporal e a prática regular de atividade física. A prevenção primária do câncer de mama está relacionado ao controle dos fatores de riscos conhecidos, embora alguns desses fatores, os hereditários e os relacionados ao ciclo da mulher, não sejam possíveis de mudanças. Este diagnóstico quando identificado em estágios iniciais apresenta prognóstico favorável. Para isso é necessário implantar estratégias para a detecção precoce da doença, sendo fundamental a educação da mulher e dos profissionais de saúde para o recolhimento dos sinais e sintomas do câncer de mama, assim como o acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde.

Biografía del autor/a

Joyce Muniz Vichi, Universidade Unigranrio

Acadêmica do 90 período do curso de graduação em Enfermagem pela Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO. 

Maria de Fátima da Costa, Universidade Unigranrio

Acadêmica do 90 período do curso de graduação em Enfermagem pela Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO. 

Nadja de Carvalho Moreira de Oliveira, Universidade Unigranrio

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Professora da Escola de Ciências da Saúde – UNIGRANRIO.                                        

Publicado

2016-07-27

Cómo citar

Muniz Vichi, J., da Costa, M. de F., & de Carvalho Moreira de Oliveira, N. (2016). REPERCUSSÕES DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE FRENTE À DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 10(3). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/2823

Número

Sección

Resumo Expandido