REPERCUSSÕES DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE FRENTE À DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA

Autores

  • Joyce Muniz Vichi Universidade Unigranrio
  • Maria de Fátima da Costa Universidade Unigranrio
  • Nadja de Carvalho Moreira de Oliveira Universidade Unigranrio

Resumo

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente do mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Considerado problema de saúde pública, o câncer de mama é um grupo heterogêneo de doenças, com comportamentos distintos. Para obter o controle da doença, destaca-se em particular a importância de ações intersetoriais que promovam acesso a informações e ampliem oportunidades para controle do peso corporal e a prática regular de atividade física. A prevenção primária do câncer de mama está relacionado ao controle dos fatores de riscos conhecidos, embora alguns desses fatores, os hereditários e os relacionados ao ciclo da mulher, não sejam possíveis de mudanças. Este diagnóstico quando identificado em estágios iniciais apresenta prognóstico favorável. Para isso é necessário implantar estratégias para a detecção precoce da doença, sendo fundamental a educação da mulher e dos profissionais de saúde para o recolhimento dos sinais e sintomas do câncer de mama, assim como o acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde.

Biografia do Autor

Joyce Muniz Vichi, Universidade Unigranrio

Acadêmica do 90 período do curso de graduação em Enfermagem pela Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO. 

Maria de Fátima da Costa, Universidade Unigranrio

Acadêmica do 90 período do curso de graduação em Enfermagem pela Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO. 

Nadja de Carvalho Moreira de Oliveira, Universidade Unigranrio

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Professora da Escola de Ciências da Saúde – UNIGRANRIO.                                        

Downloads

Publicado

2016-07-27

Como Citar

Muniz Vichi, J., da Costa, M. de F., & de Carvalho Moreira de Oliveira, N. (2016). REPERCUSSÕES DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE FRENTE À DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 10(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/2823

Edição

Seção

Resumo Expandido