ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO A PACIENTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E VISUAL

Autores

Resumo

A Deficiência Auditiva define-se como a perda menor ou maior da audição, interferindo na capacidade normal de percepção dos sons. Sua classificação se dá por graus de severidade, assim considerados: leve, moderada, severa, profunda e cofose, especificados de acordo com limiares de decibéis que o indivíduo não percebe. A Deficiência Visual define-se como a perda parcial ou total da capacidade visual do indivíduo, de um ou ambos os olhos. Classificada a partir do nível de acuidade visual não percebida, assim sendo admitida como: leve, moderada, severa, profunda e cegueira. Considerando a assistência em saúde bucal os cirurgiões-dentistas devem se capacitar para uma atuação ampla, efetiva, sob os princípios da humanização; garantindo assim o direito dos deficientes auditivos e visuais em acessar tratamentos odontológicos integrais e de qualidade. Esta pesquisa é apresentada como revisão narrativa de literatura, realizada através da utilização de artigos científicos publicados e de acesso nas bases de dados como Google Acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde, Revista Brasileira de Odontologia, Revista Ciência Plural, Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ, Brazilian Journal of Health Review, Facit Business and Technology Journal e outras. Justifica-se pelo fato de que deficientes auditivos e visuais não recebendo atenção e cuidados adequados desde o diagnóstico de sua condição, podem enfrentar dificuldades ao longo da vida e pela constatação de que os cirurgiões-dentistas encontram dificuldades em estabelecer comunicação com estes pacientes. Objetivando assim, um estudo amplo quanto ao conhecimento de cada condição e do manejo adequado para o atendimento a esses pacientes em específico.

Biografia do Autor

ADRIANO BATISTA BARBOSA, CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFASIPE

PROFESSOR TITULAR DA DISCIPLINA DE SAÚDE COLETIVA DO CURSO DE ODONTOLOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFASIPE, GRADUADO EM ODONTOLOGIA EM 1987 PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, ESPECIALISTA EM GESTÃO MICRROREGIONAL DE SAÚDE (SENACMG) ESPECIALISTA EM GESTÃO DE REDES DE SAÚUDE (ENSP/FIOCRUZ) ESPECIALISTA EM GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE (UFRN) ESPECIALISTA EM SAÚDE COLETIVA (UFBA) ESPECIALISTA EM GESTÃO E TRABALHO EM SAÚDE (UFF)

Analice Cristina Maia Reis

Cirurgiã-dentista

Downloads

Publicado

2025-07-14

Como Citar

BARBOSA, A. B., & Reis, A. C. M. (2025). ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO A PACIENTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E VISUAL. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 18(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/8014

Edição

Seção

Revisão da Literatura