EXCLUSÃO DO PIS E DA COFINS DE SUA PRÓPRIA BASE DE CÁLCULO UMA ANÁLISE DAS DECISÕES JUDICIAIS E SEUS EFEITOS

Autores

  • Alessandro Mussauer Oliveira
  • Aline Teodoro de Moura Universidade Unigranrio

Resumo

O artigo tem por escopo abordar a exclusão do PIS e da COFINS de sua própria base de cálculo, a partir de uma análise das decisões judiciais e seus efeitos. Desta forma, busca-se na doutrina e na jurisprudência pátria contemporânea os resultados de tal situação, baseando-se nas teorias conhecidas como filhotes e discussões teóricas para desenvolver o tema. Durante a pesquisa observou-se que a polêmica é direcionada ao entendimento da Receita Federal do Brasil que entendia que o PIS e a COFINS integrariam a receita bruta, para fins de apuração dessas contribuições, sendo assim, as contribuições ao PIS/COFINS integrariam a sua própria base de cálculo. A grande mudança desse fundamento teórico ocorreu através do RE (Recurso Extraordinário) nº 1233096, que trouxe a possibilidade de que haja a exclusão do PIS e da COFINS da sua própria base de cálculo, pois em outubro de 2019 o Supremo Tribunal Federal reconheceu a repercussão geral da tese, por unanimidade, e será julgado futuramente. Tal entendimento, análogo, é baseado no fato de que estes tributos são destinados ao Erário Federal e não se caracterizam como receita.

Biografia do Autor

Alessandro Mussauer Oliveira

Bacharel em Direito pela UNIGRANRIO, orientado pela Professora Doutora Aline Teodoro de Moura.

Aline Teodoro de Moura, Universidade Unigranrio

Advogada. Doutora em Direito Empresarial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professora da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro - ELERJ e do Curso do Direito Empresarial e de Direito Financeiro e Tributário da Unigranrio Pesquisadora da UERJ e líder do Grupo de Pesquisa Empresa, Estado & Compliance.

Downloads

Publicado

2021-11-15

Como Citar

Oliveira, A. M., & de Moura, A. T. (2021). EXCLUSÃO DO PIS E DA COFINS DE SUA PRÓPRIA BASE DE CÁLCULO UMA ANÁLISE DAS DECISÕES JUDICIAIS E SEUS EFEITOS. Revista De Direito Da Unigranrio, 11(2), 208–237. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rdugr/article/view/7180

Edição

Seção

Artigos de Discentes