EMPODERAMENTO E COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA:

RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS PROJETOS DE EXTENSÃO DA UNIGRANRIO AFYA NOVA IGUAÇU 2024

Autores

  • Carmen Caroline Ferreira do Carmo Nader Unigranrio Afya
  • Eduardo Pereira
  • Roberta Piluso

Resumo

O presente trabalho apresenta um relato de experiência dos projetos de extensão realizados em 2024.1 pelas turmas da Unigranrio/Afya Nova Iguaçu que trataram da violência doméstica sob diferentes perspectivas.  Ao longo do semestre, na disciplina Projeto de Extensão I, II e III, os alunos estudaram aspectos práticos e teóricos sobre empreendedorismo, elaboração de projetos de lei, bem como as questões específicas da violência doméstica, em conjunto com palestras e atividades externas orientados pelos professores responsáveis, além de alimentarem uma rede social com informações sobre as temáticas propostas. Além de trabalharem em parceria ao longo de todo o semestre, as turmas de segundo, terceiro e quarto períodos, realizaram um evento de culminância na Câmara dos Vereadores de Nova Iguaçu, tendo a oportunidade de não só mostrar as ações realizadas como entregar um projeto de lei por eles elaborados aos vereadores para combater a violência doméstica no município, um dos três mais violentos do Estado do Rio de Janeiro. A experiência possibilitou identificar os desafios enfrentados pelas mulheres vítimas de violência no município de Nova Iguaçu, compreendendo a realidade local e possibilitando meios de enfrentamento efetivo elaborados pelos alunos, o que lhes permite empoderamento e apropriação de espaços de poder, de modo a possibilitar mudanças na realidade local.

Palavras-chave: Violência doméstica. Extensão universitária. Curricularização da Extensão.

Publicado

2024-11-24

Como Citar

Ferreira do Carmo Nader, C. C., Pereira, E., & Piluso, R. (2024). EMPODERAMENTO E COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: : RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS PROJETOS DE EXTENSÃO DA UNIGRANRIO AFYA NOVA IGUAÇU 2024. Revista De Direito Da Unigranrio, 14(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rdugr/article/view/8942

Edição

Seção

Artigos de Docentes