ANÁLISE DE ERRO EM UMA QUESTÃO SOBRE FUNÇÃO: uma forma de desvendar as dificuldades dos alunos
Resumo
É por meio do erro que os alunos demonstram suas dificuldades em um determinado conteúdo, portanto, é necessário que o professor analise a produção escrita desses alunos, com o intuito de identificar tais dificuldades. A questão aqui analisada, que faz parte de uma pesquisa mais ampla, realizada com 37 alunos de uma escola pública de Minas Gerais, versa sobre o conteúdo das funções modular, par e ímpar. O objetivo deste trabalho é descrever uma das formas que se utiliza para analisar os erros cometidos pelos alunos. Para isso, foram criadas categorias com a finalidade de identificar e classificar os erros encontrados. Como resultado, foi possível identificar que os alunos não apresentaram muitas dificuldades em esboçar o gráfico de uma função modular, mas, a maioria deles não conseguiu identificar e nem justificar se a função esboçada era par ou ímpar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.