ANÁLISE DE ERRO EM UMA QUESTÃO SOBRE FUNÇÃO: uma forma de desvendar as dificuldades dos alunos

Autores

  • Maria Luisa Perdigão Diz Ramos CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
  • Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo

É por meio do erro que os alunos demonstram suas dificuldades em um determinado conteúdo, portanto, é necessário que o professor analise a produção escrita desses alunos, com o intuito de identificar tais dificuldades. A questão aqui analisada, que faz parte de uma pesquisa mais ampla, realizada com 37 alunos de uma escola pública de Minas Gerais, versa sobre o conteúdo das funções modular, par e ímpar. O objetivo deste trabalho é descrever uma das formas que se utiliza para analisar os erros cometidos pelos alunos. Para isso, foram criadas categorias com a finalidade de identificar e classificar os erros encontrados. Como resultado, foi possível identificar que os alunos não apresentaram muitas dificuldades em esboçar o gráfico de uma função modular, mas, a maioria deles não conseguiu identificar e nem justificar se a função esboçada era par ou ímpar.

Biografia do Autor

Maria Luisa Perdigão Diz Ramos, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

PROFESSORA DA COORDENAÇÃO DE ELETROTÉCNICA.

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora da pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Ramos, M. L. P. D., & Curi, E. (2014). ANÁLISE DE ERRO EM UMA QUESTÃO SOBRE FUNÇÃO: uma forma de desvendar as dificuldades dos alunos. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 4(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2433