MODELAGEM MATEMÁTICA E BICICLETA: INVESTIGAÇÃO DO CUSTO BENEFÍCIO DESTE MEIO DE TRANSPORTE

Autores

  • Fábio Andress Santos Centro Universitario Univates
  • Marli Teresinha Quartieri Centro Universitário Univates

Resumo

Este texto pretende relatar dados decorrentes de uma prática pedagógica envolvendo o uso da Modelagem Matemática e o tema bicicleta, em aulas de Matemática. A pesquisa de cunho qualitativo utilizou a abordagem estudo de caso, sendo desenvolvida em uma turma de 3º. ano do Ensino Médio. Como instrumentos para coleta de dados foram utilizados o diário de campo do professor e do aluno, gravações de aula em vídeo e áudio. Durante a prática pedagógica foram realizados trabalhos em grupo envolvendo: pesquisas sobre a importância e os benefícios do uso da bicicleta; atividades relacionando a bicicleta com conteúdos matemáticos. Este artigo apresenta resultados da atividade que tinha como objetivo investigar o custo benefício deste meio de transporte. Como resultados os alunos ficaram surpresos com as contribuições positivas do uso da bicicleta como meio de transporte para o meio ambiente, bem como o custo baixo de sua utilização. Destaca-se que com o andamento da pesquisa, temas de outras áreas e de interesse dos alunos foram sendo discutidos o que tornou a aula participativa e os alunos agentes ativos da sua aprendizagem.

Biografia do Autor

Fábio Andress Santos, Centro Universitario Univates

Mestrando do Programa Ensino de Ciências Exatas, professor de Matemática da rede pública do Amapá.

Marli Teresinha Quartieri, Centro Universitário Univates

Professora de Matemática do Programa Mestrado em Ensino de Ciências Exatas e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas do Centro Universitário Univates.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Santos, F. A., & Quartieri, M. T. (2014). MODELAGEM MATEMÁTICA E BICICLETA: INVESTIGAÇÃO DO CUSTO BENEFÍCIO DESTE MEIO DE TRANSPORTE. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 4(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2614