A EVOLUÇÃO DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O ENFOQUE DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO

Autores

  • Thiago de Azevedo Gomes Universidade do Grande Rio
  • Chang Kuo Rodrigues Universidade do Grande Rio - Unigranrio

Resumo

O presente estudo é definido a partir de uma investigação sobre a evolução das tendências referentes à Educação Matemática, com o intuito de entender melhor o professor de Matemática da Educação Básica, cuja formação sofre os impactos advindos das transformações sociais e dos avanços tecnológicos, apesar de não perder o foco no mercado de trabalho. Aqui, tratamos de considerações sobre a evolução das tendências da Educação Matemática e será feito um alerta para que o trabalho desse profissional seja acrescido de estratégias e ferramentas que objetivem efetivo ensino dessa disciplina. Nesse processo, a História da Matemática pode oferecer uma importante contribuição, pois constatou-se que o trabalho com um enfoque voltado à história da disciplina pode ser rico em conceitos e em atividades que permitem que se compreenda a importância desses saberes para o professor de Matemática que atua no Ensino Fundamental e Médio, firmando assim, o comprometimento com a aprendizagem do educando. 

Biografia do Autor

Thiago de Azevedo Gomes, Universidade do Grande Rio

Tem experiência na área de Matemática e no trabalho educativo com séries iniciais.

Chang Kuo Rodrigues, Universidade do Grande Rio - Unigranrio

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Plenas pelo Centro Universitário de Brasília (1984), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1999) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora adjunto da Universidade Grande Rio nos cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), professora - Colégio Cristo Redentor, professora do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora e professora colaboradora do programa de mestrado profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação matemática, ensino e aprendizagem em matemática, estatística e educação estatística e matemática inclusiva.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Gomes, T. de A., & Rodrigues, C. K. (2014). A EVOLUÇÃO DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O ENFOQUE DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 4(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2687