O ENSINO DA FÓRMULA DE PICK NA SALA DE AULA: UM POSSÍVEL OLHAR PARA REFERÊNCIAS CURRICULARES
Resumo
O texto apresenta uma pesquisa que objetivou analisar referências didático-pedagógicas para o ensino e a aprendizagem da Fórmula de Pick. Nesse sentido, no desenvolvimento da pesquisa, procurou-se elaborar, aplicar e analisar uma atividade didática na qual concorreram elementos considerados contribuintes ao desenvolvimento de procedimentos e atitudes matemáticos tidos como imprescindíveis para a constituição de entendimento matemático significativo para os alunos. A atividade didática foi elaborada e desenvolvida por uma futura professora de Matemática junto a alunos de 8º ano de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, sendo dois conceitos tomados como fundamentais para seu desenvolvimento: a Atividade de Investigação Matemática e a Fórmula de Pick. Os resultados mostraram que aos alunos da Educação Básica, participantes da pesquisa, foi possível entender como uma fórmula matemática pode ter origem, sendo o processo desse entendimento tomado como um incentivo para a participação nas aulas de Matemática. À futura professora de Matemática foi oportunizado elaborar referências curriculares para a docência, contemplando maneiras de ensinar Matemática na escola, que articulem elementos historicamente presentes nos processos de raciocínios matemáticos e que têm sido fundamentais para a construção e entendimento do conhecimento matemático.
professora de Matemática foi oportunizado elaborar referências curriculares para a docência, contemplando maneiras de ensinar Matemática na escola, que articulem elementos historicamente presentes nos processos de raciocínios matemáticos e que têm sido fundamentais para a construção e entendimento do conhecimento matemático.
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