O ENSINO DA FÓRMULA DE PICK NA SALA DE AULA: UM POSSÍVEL OLHAR PARA REFERÊNCIAS CURRICULARES

Autores

  • Raquel Gomes de Oliveira
  • Rachel Carobina

Resumo

O texto apresenta uma pesquisa que objetivou analisar referências didático-pedagógicas para o ensino e a aprendizagem da Fórmula de Pick. Nesse sentido, no desenvolvimento da pesquisa, procurou-se elaborar, aplicar e analisar uma atividade didática na qual concorreram elementos considerados contribuintes ao desenvolvimento de procedimentos e atitudes matemáticos tidos como imprescindíveis para a constituição de entendimento matemático significativo para os alunos. A atividade didática foi elaborada e desenvolvida por uma futura professora de Matemática junto a alunos de 8º ano de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, sendo dois conceitos tomados como fundamentais para seu desenvolvimento: a Atividade de Investigação Matemática e a Fórmula de Pick. Os resultados mostraram que aos alunos da Educação Básica, participantes da pesquisa, foi possível entender como uma fórmula matemática pode ter origem, sendo o processo desse entendimento tomado como um incentivo para a participação nas aulas de Matemática. À futura professora de Matemática foi oportunizado elaborar referências curriculares para a docência, contemplando maneiras de ensinar Matemática na escola, que articulem elementos historicamente presentes nos processos de raciocínios matemáticos e que têm sido fundamentais para a construção e entendimento do conhecimento matemático.

professora de Matemática foi oportunizado elaborar referências curriculares para a docência, contemplando maneiras de ensinar Matemática na escola, que articulem elementos historicamente presentes nos processos de raciocínios matemáticos e que têm sido fundamentais para a construção e entendimento do conhecimento matemático.

 

Biografia do Autor

Raquel Gomes de Oliveira

Licenciada em Matemática pela FCT-Unesp, com Mestrado em Educação Matemática pela Faculdade de Educação da UNICAMP e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Durante 16 anos foi professora de Matemática na Educação Básica e atualmente é professora responsável pelas disciplinas Didática e Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática da FCT-Unesp.

Rachel Carobina

Licenciada em Matemática pela FCT-UNESP.

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Publicado

2017-06-09

Como Citar

Gomes de Oliveira, R., & Carobina, R. (2017). O ENSINO DA FÓRMULA DE PICK NA SALA DE AULA: UM POSSÍVEL OLHAR PARA REFERÊNCIAS CURRICULARES. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3891