CONCEITOS ANATÔMICOS SOB O OLHAR DO LIVRO DIDÁTICO: O PROCESSO DE ENSINO EM ANATOMIA HUMANA

Autores

  • Paola de Lima Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Arleide Rosa da Silva
  • Denis Guilherme Guedert

Palavras-chave:

Anatomia Humana. Livro Didático. Transposição didática.

Resumo

O livro didático ainda é um instrumento importante no processo de ensino e aprendizagem. Por isso este trabalho buscou avaliar como ocorre o processo de transposição didática através da análise dos conceitos anatômicos e sua contextualização contida em livros didáticos de Biologia. Essa pesquisa está vinculada a linha de pesquisa Didática das Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da FURB. Caracterizou-se como pesquisa qualitativa de caráter documental. Selecionou-se o livro didático adotado para o 2º ano do ensino médio na rede municipal de ensino da cidade de Presidente Getúlio/SC, e analisou-se o conteúdo teórico, recursos visuais e informações complementares distribuídos em seis capítulos. Concluiu-se que existem algumas falhas no processo de transposição didática sobre anatomia humana, apresentando erros conceituais e de nomenclatura tanto em imagens como no enfoque teórico, ficando evidente o papel fundamental do professor como interlocutor nesse processo. 

Biografia do Autor

Paola de Lima, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Especialista em Anatomia Funcional pela Faculdade Unyleya, e Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professora de Anatomia Humana para o curso de Medicina no Centro Universitário do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI).Atua como colaboradora voluntária na Liga de Anatomia Humana Cláudio Martins (FURB). É também sócia da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA). Têm interesse no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão na área de Anatomia Humana e Anatomia Patológica, atuando em três linhas de pesquisa que são: anatomia do feto e do recém nascido, processos de ensino e aprendizagem em Anatomia, variações anatômicas e suas repercussões clínicas e inovação educacional no ensino superior.

 

Downloads

Publicado

2018-11-16

Como Citar

Lima, P. de, Silva, A. R. da, & Guedert, D. G. (2018). CONCEITOS ANATÔMICOS SOB O OLHAR DO LIVRO DIDÁTICO: O PROCESSO DE ENSINO EM ANATOMIA HUMANA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4501