CONCEITOS ANATÔMICOS SOB O OLHAR DO LIVRO DIDÁTICO: O PROCESSO DE ENSINO EM ANATOMIA HUMANA
Palavras-chave:
Anatomia Humana. Livro Didático. Transposição didática.Resumo
O livro didático ainda é um instrumento importante no processo de ensino e aprendizagem. Por isso este trabalho buscou avaliar como ocorre o processo de transposição didática através da análise dos conceitos anatômicos e sua contextualização contida em livros didáticos de Biologia. Essa pesquisa está vinculada a linha de pesquisa Didática das Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da FURB. Caracterizou-se como pesquisa qualitativa de caráter documental. Selecionou-se o livro didático adotado para o 2º ano do ensino médio na rede municipal de ensino da cidade de Presidente Getúlio/SC, e analisou-se o conteúdo teórico, recursos visuais e informações complementares distribuídos em seis capítulos. Concluiu-se que existem algumas falhas no processo de transposição didática sobre anatomia humana, apresentando erros conceituais e de nomenclatura tanto em imagens como no enfoque teórico, ficando evidente o papel fundamental do professor como interlocutor nesse processo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.