A CONTRIBUIÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA ESCOLA

Autores

  • Cláudio Cristiano Liell UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL-ULBRA
  • Arno Bayer UNIVERSIDAD PONTIFÍCIA DE SALAMANCA

Palavras-chave:

Jogos. Temas ambientais. Consciência Ambiental.

Resumo

O presente estudo, parte de uma pesquisa de doutorado, apresenta os resultados do desenvolvimento de jogos matemáticos envolvendo temas ambientais com alunos dos anos finais do ensino fundamental no município de São Sebastião do Cai-RS. Eles foram elaborados em uma formação continuada em educação ambiental e educação matemática proporcionada a professores de matemática, abordaram a temática da água, dos resíduos, da poluição, da fauna, da vegetação, da energia, das áreas de preservação permanente - APP e envolveram os conteúdos de regra de três, porcentagem, proporção, operações com números naturais, perímetro, áreas e medidas de comprimento, massa e volume. Os jogos utilizados pelos professores participantes da formação e seus alunos, provocaram nos estudantes a percepção da necessidade de reformularem os hábitos e cuidados com o meio ambiente e também, conseguiu despertar o interesse pela matemática, pois ela passou a ser vista por eles, como uma ferramenta útil e indispensável, que pode utilizada e aplicada na resolução de temas variados, dando subsídios para interpretação de fatos que ocorrem ao nosso redor.

Biografia do Autor

Cláudio Cristiano Liell, UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL-ULBRA

PÓS DOUTORANDO EM ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS

PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

 

Arno Bayer, UNIVERSIDAD PONTIFÍCIA DE SALAMANCA

DOUTOR EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

PROFESSOR ADJUNTO DO PPGECIM DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

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Publicado

2018-11-16

Como Citar

Liell, C. C., & Bayer, A. (2018). A CONTRIBUIÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA ESCOLA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4766