A CONTRIBUIÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA ESCOLA
Palavras-chave:
Jogos. Temas ambientais. Consciência Ambiental.Resumo
O presente estudo, parte de uma pesquisa de doutorado, apresenta os resultados do desenvolvimento de jogos matemáticos envolvendo temas ambientais com alunos dos anos finais do ensino fundamental no município de São Sebastião do Cai-RS. Eles foram elaborados em uma formação continuada em educação ambiental e educação matemática proporcionada a professores de matemática, abordaram a temática da água, dos resíduos, da poluição, da fauna, da vegetação, da energia, das áreas de preservação permanente - APP e envolveram os conteúdos de regra de três, porcentagem, proporção, operações com números naturais, perímetro, áreas e medidas de comprimento, massa e volume. Os jogos utilizados pelos professores participantes da formação e seus alunos, provocaram nos estudantes a percepção da necessidade de reformularem os hábitos e cuidados com o meio ambiente e também, conseguiu despertar o interesse pela matemática, pois ela passou a ser vista por eles, como uma ferramenta útil e indispensável, que pode utilizada e aplicada na resolução de temas variados, dando subsídios para interpretação de fatos que ocorrem ao nosso redor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.