A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCENTIVADA PELA UTILIZAÇÃO DE PROPAGANDAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE QUÍMICA: UMA INVESTIGAÇÃO COM LICENCIANDOS
Palavras-chave:
TIC. Formação de professores. Prática pedagógica.Resumo
Este trabalho se dedica a investigar as percepções e concepções de licenciandos em química por meio da elaboração de planos de ação utilizado propagandas como recurso didático, supondo aulas voltadas para o ensino médio. O marco teórico é fundamentado no emprego de Recurso Audiovisuais (RAV), no uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula e no estabelecimento e implementação da Prática como Componente Curricular (PCC) vigentes no currículo de química. Foi desenvolvido em disciplinas da licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ), campus Nilópolis, utilizando oficinas pedagógicas desenvolvidas em etapas, em grupos focais. Apresentam-se a importância do estímulo à atividades que fortaleçam a prática pedagógica e a necessidade da função mediadora do professor em sala de aula, para que o objetivo almejado com emprego de propagandas televisivas na formação de professores se cumpra. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) e suas etapas de unitarização, categorização e metatexto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.