A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCENTIVADA PELA UTILIZAÇÃO DE PROPAGANDAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE QUÍMICA: UMA INVESTIGAÇÃO COM LICENCIANDOS

Autores

Palavras-chave:

TIC. Formação de professores. Prática pedagógica.

Resumo

Este trabalho se dedica a investigar as percepções e concepções de licenciandos em química por meio da elaboração de planos de ação utilizado propagandas como recurso didático, supondo aulas voltadas para o ensino médio. O marco teórico é fundamentado no emprego de Recurso Audiovisuais (RAV), no uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula e no estabelecimento e implementação da Prática como Componente Curricular (PCC) vigentes no currículo de química.  Foi desenvolvido em disciplinas da licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ), campus Nilópolis, utilizando oficinas pedagógicas desenvolvidas em etapas, em grupos focais. Apresentam-se a importância do estímulo à atividades que fortaleçam a prática pedagógica e a necessidade da função mediadora do professor em sala de aula, para que o objetivo almejado com emprego de propagandas televisivas na formação de professores se cumpra. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) e suas etapas de unitarização, categorização e metatexto.

Biografia do Autor

Taysa da Silveira Chrysóstomo, IFRJ

Possui graduação em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é Professor Docente I da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química. 

Jorge Cardoso Messeder, IFRJ

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). A gênese de sua titulação acadêmica ocorreu na área da Química Orgânica, com ênfase em Síntese, onde atuou nos seguintes temas: síntese de fármacos e quimioprofilaxia da Doença de Chagas. Atualmente é professor Associado I do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro onde desenvolve trabalhos nas áreas de Ensino de Ciências/Química, junto aos cursos de Licenciatura em Química e Mestrado Profissional e Acadêmico em Ensino de Ciências. A sua produção acadêmica se concentra principalmente em temas sobre Ensino de Química/Ciências, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior, tendo enfoques em: CTS, Práticas de Ensino, Produção de Materiais Educativos e Relações entre Ensino, Aprendizagem e Pesquisa.

Downloads

Publicado

2018-12-23

Como Citar

Chrysóstomo, T. da S., & Messeder, J. C. (2018). A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCENTIVADA PELA UTILIZAÇÃO DE PROPAGANDAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE QUÍMICA: UMA INVESTIGAÇÃO COM LICENCIANDOS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4813