UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS SABERES DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DA LICENCIATURA EM QUÍMICA: RELAÇÃO COM AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS
Palavras-chave:
Formação Inicial, Professor de Química, Saberes Docentes, Abordagens Pedagógicas, Análise de Similitude.Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre as concepções de alunos do curso de Licenciatura em Química (UFES-ALEGRE) sobre os conhecimentos necessários para a atuação como professor de Química. Para isso, buscou-se relacionar os Saberes Docentes (TARDIF, 2014) com as Abordagens Pedagógicas (MIZUKAMI, 1986) na tentativa de compreender as concepções sobre o fazer docente nos professores em formação. A ação de coleta de informações se deu com o uso de entrevista semi-estruturada. Foram realizadas 10 entrevistas com licenciandos, foram submetidas à análise de similitude, com o apoio do software IRAMUTEQ, que destacou dois termos, professor e aluno, que apresentaram alta frequência e conexidade. Quanto aos saberes, destacam-se os saberes disciplinares nas respostas dos licenciandos, que demonstraram relação com a abordagem tradicional, enquanto, os saberes da formação profissional apresentaram relação com as abordagens humanista e cognitivista. Os saberes docentes foram apresentados como saberes compartimentados, com pouca ou nenhuma relações entre si, evidenciando a importância das pesquisas em ensino para compreender de forma mais profunda os processos formativos existentes para a Licenciatura em Química.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.